Beto Richa apresenta potenciais do Paraná para investidores nacionais

 
O governador Beto Richa apresentou nesta segunda-feira (14/08), em São Paulo, as oportunidades de investimentos no Paraná para dezenas de empresários brasileiros. Richa reforçou que o Estado vive um novo momento de crescimento e de resgate da confiança do setor produtivo, com um governo estável e com segurança jurídica.
 
Em pronunciamento durante o Seminário Lide (Grupo de Líderes Empresariais), uma iniciativa do Grupo Dória, o governador disse que o Paraná tem enorme potencial para investimentos em biotecnologia, nanotecnologia, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, metalmecânica e equipamentos médicos, além de energia e reflorestamento. Uma das áreas potenciais ressaltadas por Richa foi o de fornecimento de serviços, peças e equipamentos para a exploração de petróleo da camada Pré-Sal. Ele destacou a posição privilegiada do litoral paranaense em relação às principais bacias petrolíferas do País.
 
Richa afirmou que o governo estadual desenvolve um projeto em Pontal do Paraná para criar o Pontal do Pré-Sal, um condomínio de empresas voltadas para a indústria do petróleo.
 
De acordo com ele, o local já abriga a Techint, que vai fabricar duas plataformas, e entre os grupos interessados em se instalar na região, inclusive com pedido de licença ambiental, estão Odebrecht, Queiroz Galvão e a empresa norueguesa Subsea7.
 
Diálogo – O governador disse que o Paraná ficou muito tempo estagnado e com poucos investimentos em infraestrutura. “Com uma postura de diálogo franco e portas abertas para as negociações, queremos promover o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou o governador.
 
Richa explicou que o desenvolvimento econômico do Estado é potencializado por fatores que interagem. Ele citou como exemplos o crescimento do consumo das famílias, o aumento das exportações do agronegócio, a expansão do setor agroindustrial, a instalação de novas indústrias e os investimentos públicos em estradas, ferrovias, portos e aeroportos.
 
Paraná Competitivo – Segundo Richa, com a necessidade de retomar o dinamismo econômico paranaense, o governo estadual criou no início de 2011 o programa Paraná Competitivo para estimular à industrialização e atração de novas empresas. A medida segue as regras do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
 
Ele explicou aos empresários que o programa de incentivos é baseado em contrapartidas como criação de bons empregos, geração de impostos em escala, inovação tecnológica e cuidados com o meio ambiente.
 
Desde a sua implantação, o Estado já conquistou mais de R$ 18 bilhões em investimentos produtivos, que estão gerando cerca de 80 mil empregos. Veículos, autopeças, plataformas petrolíferas, biodiesel, alimentos, máquinas pesadas, reflorestamento, pneus, embalagens descartáveis, papel e celulose e medicina estão entre os setores econômicos atraídos para o Estado.
 
Emprego – Um dos pontos destacados por Richa é a qualidade da mão de obra paranaense e o investimento que o Estado está fazendo na capacitação de trabalhadores com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. “No Paraná não há risco de apagão de mão de obra. Temos uma política de capacitação ditada pelas vocações de cada cidade e as demandas de mercado”, disse.
 
Infraestrutura - De acordo com o governador, é fundamental que, aliado a atração de investimentos, o governo invista em infraestrutura de transporte e logística para o crescimento econômico do Paraná. Para isso, Richa citou um programa de R$ 840 milhões para melhoria e manutenção da malha rodoviária estadual e os investimentos para ampliar e modernizar o Porto de Paranaguá.
 
Nos últimos anos, o porto aumentou significativamente sua capacidade operacional. Foram mais de 20 milhões de toneladas de cargas movimentadas no primeiro semestre deste ano, volume 5% superior ao registrado no mesmo período em 2011.
 
Em junho foi iniciada a dragagem de manutenção dos pontos críticos do canal de acesso ao porto, obra que vai restabelecer a profundidade original desse canal, de 15 metros.
 
Uma outra obra importante que irá melhorar a infraestrutura logística do Paraná, será a criação da ferrovia que ligará Cascavel, no Oeste do Estado, a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Essa intervenção, que terá 420 quilômetros de extensão, está em estudo de viabilidade e ampliará expressivamente as operações no corredor de exportações paranaense.
 
Agência – O governador citou ainda a criação da Agência Paraná de Desenvolvimento com o objetivo de estabelecer uma porta de entrada para todos os investimentos produtivos no Paraná.
 
“Tenho certeza que os frutos dessa estratégia, já utilizada por alguns Estados, vai colocar o Paraná na linha de frente dos interesses empresariais nacionais e internacionais, que buscam expandir seus negócios no Brasil”, afirmou.
 
Para concluir, o governador apresentou ainda os investimentos ampliar a oferta de energia e crédito para o setor produtivo.
 

 

Sete anos sem Miguel Arraes, o guerreiro do povo brasileiro.

 

 Arraes foi um dos maiores ícones da esquerda brasileira
 
Pernambucano de coração, Miguel Arraes foi um dos maiores expoentes da esquerda brasileira. Formado em direito, Miguel Arraes foi deputado estadual, federal e governador de Pernambuco por três vezes. Em seu primeiro mandato como governador, foi deposto pelos militares e teve de se exilar na Argélia em 1965, de onde somente retornou para o Brasil 14 anos depois, beneficiado pela Lei da Anistia.
 
Em 1948, quando foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual suplente, em 1950, tomou posse na Prefeitura de Recife, após vencer as eleições municipais. No dia 7 de outubro de 62, já um político muito popular em todo o Brasil, foi eleito governador de Pernambuco.
Mitificado em praticamente todo o interior de Pernambuco, onde sempre foi considerado defensor intransigente dos pobres, Miguel Arraes foi deposto no dia 1º de abril de 1964, Arraes anunciou publicamente que não renunciaria ao cargo de governador como queriam os militares. "Ninguém pode me tirar o mandato que me deu o povo. Considero uma desatenção a este povo, que hajam me cercado enquanto eu conversava com vocês". Preso, foi levado para a ilha de Fernando de Noronha, onde permaneceu quase um ano, antes do exílio.
 

 

No dia 15 de setembro de 1979, aconteceu o retorno triunfal de Miguel Arraes ao Brasil. Ao desembarcar em Recife, foi carregado por uma multidão pelas principais ruas da capital pernambucana. Em 1982, foi eleito deputado federal pelo PMDB pernambucano. No ano seguinte, pela segunda vez, Arraes venceu as eleições para o governo pernambucano. Em 94, retornou ao poder pela terceira vez. Antes, em 1990, deixou o PMDB e filiou-se ao PSB (Partido Socialista 
 
Brasileiro). Em 2002, o ex-governador disputou pela última vez um cargo público e se elegeu deputado federal por Pernambuco. Quando morreu, no dia 13 de agosto de 2005, Miguel Arraes era presidente nacional do PSB. O seu velório, realizado no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco, reuniu políticos de todas as tendências. Entre eles, estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Até hoje, Miguel Arraes é reconhecido como um verdadeiro político de esquerda, tendo feito várias publicações que contribuiram com o arcabouço teórico não só dos integrantes do Partido Socialista Brasileiro, mas com todos os progressistas brasileiros. Este foi Miguel Arraes, homem simples e do povo, lembrado diariamente pela JSB, que tem o nome gritado e entoado em todos os congressos do PSB: "Arraes guerreiro, do povo brasileiro".
 
Comunicação JSB Nacional 

IBOPE: Luciano Ducci sobe 9 Pontos e dispara na corrida pela prefeitura de Curitiba.

 

#Juntos2012 mas #AgoraÉ40

 

 

O prefeito Luciano Ducci 40, candidato à reeleição pela Coligação Curitiba Sempre na Frente, subiu 9 pontos e agora tem 25% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta sexta-feira (10).
 Enquanto todos os outros candidatos perderam intenção de voto, Luciano Ducci foi o único candidato que cresceu na preferência dos eleitores. Em abril, Luciano Ducci tinha 16% e agora tem 25%.
 
“A campanha está apenas começando e os curitibanos vão ter oportunidade de avaliar o bom trabalho e as melhores propostas. Estou feliz por ter crescido e estar na frente. Com nossa candidatura vitoriosa, Curitiba vai estar sempre na frente”, afirma Luciano Ducci.
 
Para o levantamento, realizado entre 7 e 9 de agosto, foram entrevistadas 602 pessoas na capital paranaense. A margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00040/2012.
 
IBOPE ABRIL    27 a 29 de março  |  Margem de erro 3p.p.   |  Contratante Rádio CBN  |  812 entrevistas  |  Registro TRE-PR 00001/2012  |  IBOPE AGOSTO   7 a 9 de agosto. Margem de erro 4p.p. |  Contratante RPC-TV  | 602 entrevistas  |  Registro TRE-PR 00040/2012

 

Trabalho e seriedade

A Polícia Militar começou uma ação com 100 homens na manhã desta segunda-feira (13) nas áreas das Unidades Paraná Seguro (UPS) e em seu entorno. No primeiro dia, veículos e pessoas são abordados no bairro Uberaba em fiscalizações com o apoio da cavalaria, viaturas e helicóptero da PM. A operação continua nos próximos 15 dias e se espalha para a região das outras sete unidades do tipo na capital.
Operação de reforço nas UPS de Curitiba começa nesta segunda (13)
Nesta manhã, 100 policiais começaram ação de reforço na segurança de Unidades Paraná Seguro (UPS) na capital do Estado
De acordo com o coronel Cesar Alberto Souza, sub-comandante da PM, a fiscalização além da área da UPS tem como objetivo ampliar a segurança. "A ação tem a ver sim com o aumento na violência, aumento das drogas, com todas essas questões", disse.
O balanço preliminar da operação, até as 8h45, foi de três pessoas detidas. Elas estavam no bairro Uberaba em um carro e portavam uma arma de fogo. Os três homens e a arma foram encaminhados ao 7º distrito Policial.

 

Homicídios em UPS
Na última semana, cinco pessoas foram assassinadas em três regiões diferentes ocupadas pelas UPS. Três dos casos aconteceram no Uberaba, um na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e um no Parolin.
Curitiba tem hoje sete Unidades Paraná Seguro (UPS), localizadas nos bairros Uberaba, Parolin, Cidade Industrial de Curitiba (Vila Nossa Senhora da Luz, Caiuá, Moradias Sabará e Vila Verde) e Sítio Cercado (Vila Osterback). No último dia 3, 300 policiais passaram a ocupar a área da Vila Osternack e, até o fim do ano, outras três unidades devem ser instaladas na capital.

 

Bem-vindos ao portal JSB Paraná!

 

Hoje é um dia histórico para a Juventude Socialista Brasileira no Paraná, e a melhor forma de comemorar este dia é dividindo a felicidade com cada militante da nossa juventude. Depois de muito tempo de tentativas, finalmente conseguimos levar ao ar o nosso portal, transformando um antigo sonho em realidade e mostrando que com organização, compromisso e seriedade, se vai longe.

A idéia que moveu este sonho foi a de construir um espaço onde possamos reunir nossas informações de maneira rápida e objetiva para a nossa militância, para aperfeiçoar a comunicação entre as nossas diversas áreas de atuação, divulgando textos, teses, ideias, contribuindo para a formação política de nossos quadros e para a transparência de nossas ações e de nossa gestão.